Três operadoras angolanas com licença 5G
21 Dec. 2021

Três operadoras angolanas com licença 5G

 

Três redes de telefonia de Angola, foi atribuída a licença de frequência para tecnologia 5G, hoje, em um acto realizado nas instalações do INACON.

Hoje, segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021, O Instituto Nacional de Telecomunicações atribuiu hoje os títulos para a utilização de frequência para a implementação da tecnologia 5G aos operadores e comunicações electrónicas à Unitel, Movicel e Africell.

Segundo o INACON, numa primeira fase estes títulos são válidos por dois anos, em que serão realizados testes e os operadores estão isentos de qualquer pagamento.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração do INACOM, Pascoal Borges Ale Fernandes, discursou no evento dizendo que o dia de hoje assinala o marco e passo importante na caminhada da transformação do sector das telecomunicações em Angola, com a implantação de tecnologia 5G, vai permitir que vários sectores da actividade económica vejam melhorados os seus serviços.

Ainda informou que ”o INACOM trabalhou no refarming de frequências no sentido de garantir as condições técnicas para que Angola pudesse disponibilizar as frequências que hoje são atribuídas, bem como dar a possibilidade de suportar maior densidade de equipamentos em simultâneo e assim, haver um aumento considerável na qualidade do serviço, abrangendo mais clientes em território nacional”. 

Já segundo Ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Gomes da Conceição Homem, que marcou a sua presença no evento, começou por discursar dizendo que as oportunidades não se ficam por aqui, já que o executivo irá desenvolver programas de acompanhamento, capacitação e adoptação da tecnologia 5G para posicionar o País na nova geração tecnológica.

FONTE: Expansão