Successful Conclusion of IPv6 Deploy / AfriNIC Training Workshop in Luanda - Angola
18 Oct. 2011

Successful Conclusion of IPv6 Deploy / AfriNIC Training Workshop in Luanda - Angola

 

A AfriNIC concluiu com sucesso um período de três dias de workshop sobre IPv6/LIR em Luanda - Angola. O workshop decorreu entre os dias 11 e 13 de Outubro de 2011, nas instalações do Cinfotec em Talatona.

O seminário técnico foi precedido por uma conferência de um dia sobre o IPv6 que reuniu os principais intervenientes da indústria das TI em Angola.

Participaram neste evento representantes do Ministério das Telecomunicações e TI, o secretário do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia bem como outras entidades interessadas.

O workshop teve a participação de 42 engenheiros de rede e administradores de sistemas provenientes das áreas de telecomunicações, Internet e serviços, bem como agências governamentais e universidades.     

Durante o workshop os participantes aprenderam o seguinte:
- O planeamento necessário para efectuar o pedido e a gestão dos recursos de endereçamento IP.
- As limitações do NAT (Network Address Translation) como solução para a sustentabilidade do fim eminente do endereçamento IPv4.    
- Configuração de uma rede IPv6 básica (configuração do host, roteamento e técnicas de transição)
- O plano completo do curso está disponível nas seguintes URLs:
# IPv6: http://www.afrinic.net/training/ipv6training.htm
# INRM: http://www.afrinic.net/training/inrmtraining.htm

Depois deste workshop, foi establecido como primeiro objectivo, configurar o IXP local.

A AfriNIC apresenta os seus agradecimentos à AAPSI - Associação Angolana de Provedores de Servicos Internet por ter tornado possível este workshop em Angola e torná-lo num sucesso. Os seus agradecimentos vão também para os instrutores - Carlos Friacas da FCCN em Portugal e Goburdhan Nishal da AfriNIC.