Microsoft Edge PoP ligado ao Angola IXP.
08 Feb. 2022

Microsoft Edge PoP ligado ao Angola IXP.

 

O facto de termos serviços e conteúdos internacionais alojados em Angola, que beneficiam o ambiente de negocio digital no país, traz benefícios técnicos e económicos para a comunidade das telecomunicações em Angola. O objectivo é reduzir os custos de internet dos operadores, principalmente dos associados da AAI. São passos importantes que garantem a transformação e melhoria do ambiente de negócios digitais, assim como da qualidade dos serviços de internet em Angola”. 

Luanda, 07 de Fevereiro de 2022 – A Associação Angolana de Internet – AAI em parceria com a Microsoft, assinaram um memorando que possibilita a ligação do Angola IXP ao Edge PoP da Microsoft, localizado em Angola, disponibilizado desde a data a todos os membros da AAI e Angola IXP o estabelecimento de peering com a Microsoft em Angola. 

O serviço de Exchange peering da Microsoft, é uma interligação entre a rede global da Microsoft (AS8075) e a rede do operador, que tem como objectivo trocar trafego de/para serviços online da Microsoft Azure. 

Em conformidade com o plano de parceria firmado entre as partes,  todos os associados da AAI que fazem peering no Angola IXP podem beneficiar dos serviços da Microsoft seguindo as Politicas de Peering da mesma, e quaisquer membro do Angola IXP que atendem aos requisitos exigidos pela Microsoft, podem enviar uma solicitação de peering ao Portal da Microsoft  para receber instruções de como utilizar este serviço. 

 Atrair para Angola serviços como os do Microsoft Edge PoP, é a continuidade de um processo que começou em 2021 com as instalações das Caches Google e Facebook no Angola IXP.  Para o Engenheiro  Sílvio Almada, Presidente da AAI, “ Continuamos com as melhorias do ecossistema de Internet em Angola, porque o objectivo e reduzir os custos de internet dos operadores, principalmente dos associados da AAI. São passos importantes que garantem a transformação e melhoria do ambiente de negócios digitais, assim como da qualidade dos serviços de internet em Angola”. 

“Existem muitas vantagens ao disponibilizar os Serviços da Microsoft (Azure CDN) na rede do Angola IXP, como dinamizar a conectividade nacional entre operadores e fornecedores de conteúdos e de serviços, uma maior estabilidade e redundância para as ligações nacionais, reduzir as latências no acesso aos conteúdos, quer a partir de Angola, quer a partir de outros países em África”,  reforça Sílvio Almada. 

O facto de termos serviços  e conteúdos internacionais alojados em Angola, que beneficiam o ambiente de negocio digital no país, traz benefícios técnicos e económicos para a comunidade das telecomunicações em Angola. A promoção de conteúdos de Angola em África e vice-versa, fara com que o país tenha vantagens na criação de valor como entidade catalisadora de conectividade em Africa. 

Para todas as operadoras de telecomunicações do país, podem solicitar a ligação com a Microsoft em qualquer uma das localizações Edge existentes em Angola a partir da AAI.  Cada um dos pedidos é analisado pela Microsoft para assegurar que a adesão seja feita pelo peering instalado no Angola IXP. 

O ponto mais importante e diferenciador desta abordagem é o facto de estar a dar passos em conjunto, procurando alcançar os objectivos do todo, com benefícios finais para toda a comunidade de internet no País.

 

O que é o Microsoft Edge PoP - CDN

O Microsoft Edge POP (CDN) é uma rede distribuída de servidores que pode entregar conteúdos aos utilizadores de forma eficiente. O MS Edge Site armazena o conteúdo em cache em servidores de ponta em locais de ponto de presença (POP) próximos dos utilizadores finais, para minimizar a latência.

A Azure Content Delivery Network (CDN) oferece uma solução global para a entrega rápida de conteúdos de alta largura de banda aos utilizadores através da colocação em cache dos seus conteúdos em nós físicos estrategicamente colocados em todo o mundo. O Azure CDN pode também acelerar o conteúdo dinâmico, que não pode ser armazenado em cache, alavancando várias optimizações de rede usando POPs CDN.