Lançamento Mundial do IPv6
06 Jul. 2012

Lançamento Mundial do IPv6

 

A Sociedade da Internet está a promover e incentivar a participação da iniciativa “Lançamento Mundial IPv6” a ser realizada em 6 de junho de 2012. Grandes provedores de Internet de serviços (ISPs), Operadoras móveis, Fabricantes de equipamentos de Acesso de Rede em casa (Routers Wireless, ADSL, etc) e os Provedores de Conteúdo Web ao redor do mundo estão se unindo para habilitar o Protocolo IPv6 para seus produtos e serviços.

Em Angola estamos na fase inicial de criação de condições tanto a nível técnico como na capacitação do capital humano.
AAPSI (Associação Angolana de Provedores de Serviço Internet), com o intuito de promover a Utilização do IPv6 tem realizado várias acções de formação , destacando-se o “Workshop sobre IPV6 e LIR – Local Internet Registry” em Outubro do ano passado nas instalações do CINFOTEC, que reuniu os principais intervenientes da indústria das TI em Angola. Durante o evento foi ministrada uma Conferencia sobre a Implementação do Novo Protocolo Internet, dirigida especialmente aos Gestores de TI. O Evento contou com a participação de Técnicos Séniors da FCCN (Fundação para Computação Científica Nacional de Portugal) e da AfriNIC.
 
O esgotamento do protocolo IPv4 é inevitável. A implementação do novo protocolo IPv6 é um imperativo que vai permitir a interligação de mais redes, a utilização de novas aplicações no novo ambiente de mobilidade e promover a expansão da inclusão digital.
 
Em Angola estamos no caminho certo, todos os ISPs já adquiriram os Blocos de endereços na nova versão de IPv6. Devemos é acelerar o processo de implementação.
 
Informações adicionais:
http://www.worldipv6launch.org/
http://www.isoc.org
 
Engº Silvio Almada
Presidente da Direcção AAPSI
silvio.almada@aapsi.og.ao