Internet Shutdown
10 Jul. 2020

Internet Shutdown "Domínio . AO"

Com o nível de maturidade que a Internet alcançou em Angola, a dependência que as empresas e instituições tem da Internet para o funcionamento dos serviços e negócios, o incidente que aconteceu hoje, com o cancelamento de Domínios .AO causa enormes prejuízos, financeiros e de imagem, não apenas para as empresas cujos domínios ficaram inabilitados, mas para o Pais. Muito pior no contexto “COVID-19”, quando a alternativa de fornecimento de serviços digitais e teleworking é uma prioridade.

Temos consciência do esforço que o MINTTICS está a fazer na transferência da gestão do “ccTLD .AO” (domínio de topo do país) e na AAPSI apoiamos esta decisão por ser estratégica, contudo é preciso maior divulgação e comunicação para evitar que situações similares aconteçam.

É uma lição para todos nós, afectados diretamente ou não com este incidente . Ainda temos o desafio da transferência da gestão técnica do ccTLD .AO para Angola, para conclusão do processo de transferência de responsabilidade total do nosso domínio “.AO” em Angola.

Fica patente a importância duma gestão eficiente dos domínios Internet para a correcta funcionalidade da industria, dos negócios, das instituições, da sociedade em geral.

By: Silvio Almada