Falha de serviço no Facebook impacta o Tráfego da Internet em Angola.
05 Oct. 2021

Falha de serviço no Facebook impacta o Tráfego da Internet em Angola.

 

Ontem por volta das 16:51 hora local, o Facebook e seus serviços afiliados estiveram em baixo. Os nomes de DNS (servidores de nomes de domínio) associados aos serviços das plataformas Facebook, WhatsApp e Instagram deixaram de resolver e os seus recursos IPs ficaram inalcançáveis, resultado “serviços em baixo”, inacreditável!

Durante várias horas ontem, 4 de Outubro os utilizadores de Internet em Angola não conseguiam comunicar via WhatsApp, navegar no Facebook e actualizar posts no Instagram.

No gráfico do Angola IXP (ponto de intercâmbio de tráfego local de Internet), podemos observar uma abrupta redução de tráfego em mais de 60%, pelo facto de um dos seus membros ficar fora de serviço. O Facebook é o maior gerador de tráfego no Angola IXP. Em Angola, mais do 80% do tráfego das redes sociais são do Facebook.

O serviço restabeleceu-se pelas 23:00 hora local, segundo o anúncio da empresa Facebook, no Update about the October 4th outage - Facebook Engineering (fb.com), a principal causa desta interrupção foi uma falha nas configurações.