Centro Tecnológico Digital.AO
19 Jan. 2022

Centro Tecnológico Digital.AO

 

O presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou ontem o centro tecnológico Digital.AO, que está localizado no município de Luanda, distrito urbano do Rangel, bairro CTT; a infra-estrutura conta com dois edifícios, o primeiro contém três pisos e o segundo um piso. Centro Tecnológico Digital.AO, visa ajudar a promover a inclusão digital, e a juventude a transformar as ideias inovadoras em negócios productivos e sustentáveis.

O Presidente da República de Angola, após o acto sobre a inauguração disse em declaração aos jornalistas que o espaço vai ajudar mais facilmente os jovens angolanos a serem inseridos ao mercado de trabalho, mas também a desenvolverem os seus próprios negócios, serem independentes e não ficarem à espera de um empregador. Sublinhou, João Lourenço em dizer a meu ver, este é o aspecto mais importante do que se consegue alcançar aqui com este centro. Ainda deixou um apelo à juventude para fazer um bom uso das tecnologias de informação e para aqueles que fazem o mal uso devem se absterem dessas práticas.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, disse no acto da inauguração que a infra-estrutura teve o seu início em 2016, mas teve que parar por razões financeiras só foi retomada em 2019, com recursos próprios do sector e do tesouro público.

 Segundo, Manuel Homem, a obra teve um custo final de construção e apetrechamento orçado em cerca de 1,3 mil milhões de kwanzas e a infra-estrutura está apetrechada com equipamentos de tecnologias de informação e telecomunicações "capazes de responder às suas necessidades".

 Ainda afirmou que, O edifício congrega três pisos, com diversos compartimentos, que está distribuído por seis salas de 'startups', com capacidade para albergar em simultâneo cerca de 25 empreendedores, 12 espaços multifuncionais para 'co-working', sala de reunião, videoconferência, formação, capacitação e treinamento de certificação internacional.

A infra-estrutura apresenta de um auditório, um laboratório para capacitação em electrónica, analógica, digital e robótica, além de outros serviços digitais, dos quais se destaca o registo de domínios ponto AO, a fábrica de software, a hospedagem de páginas web e correio de e-mail corporativo, incubadora, mentoria e acompanhamento de 'startups'.

Fonte: Digital.AO