Angola instala primeira réplica de um servidor raiz de internet
18 Feb. 2015

Angola instala primeira réplica de um servidor raiz de internet

Luanda - Associação Angolana de Provedores de Serviços de Internet (AAPSI) e a Internet Systems Consortium "ISC" concluíram, terça-feira, 17/02/2015, a instalação da primeira réplica de um servidor raiz em Angola. 

Uma nota da Associação de Provedores explica que a acção se realizou na base de um acordo entre a AFRINIC, ISC Internet Systems Consortium“ e a AAPSI que permitiu  a instalação de uma cópia do Root Server (Servidor Raiz) .  

A Associação Angola de Provedores de Serviços de Internet (AAPSI) aderiu ao projecto Anycast Root Server que visa aumentar o número de réplica de servidores raiz na região Africana.  

Um Servidor Raiz (Root Name Server) destina-se à zona raiz do DNS (Domain Name System). A sua função é responder directamente às requisições de registos da zona raiz e responder a outras requisições retornando uma lista dos servidores para o domínio de topo apropriado.
Elas traduzem nomes para endereços IP. Existe no mundo 13 servidores de raiz e a AAPSI estabeleceu o protocolo com o gestor da F-ROOT.

O F-Root vai beneficiar todos os operadores ligados ao Angola-IXP, já que vai fornecer referências para todos os Top Level domain “domínios de nível superior”. Isto inclui domínios de nível superior genéricos como .COM, bem como códigos de países, como .AO

Ver a noticia completa na Angop em: Portal Angolp